As características do mancal de inox
A função geral de um mancal é servir de apoio para o eixo mecânico de um equipamento, que permite a rotação, deslizamento ou oscilação do mesmo.
A maioria dos mancais que vemos nos maquinários em geral são de ferro fundido e aço inox, mas na antiguidade, eram feitos com madeiras e eram amplamente utilizados na agricultura por meio das carroças e carros de boi.
Atualmente, devido a necessidade de performance, as indústrias têm optado pelo uso dos mancais de aço inox, principalmente por diminuir a necessidade de manutenção e lubrificação.
Forjado em aço inoxidável com sistema de vedação em silicone, esse mancal confere maior resistência ao maquinário, além de contar com uma pré-lubrificação livre de resíduos minerais, seguindo as normas regulamentadoras e as boas práticas de fabricação.
Com isso, o mancal de aço inox atende perfeitamente às exigências das principais indústrias, como a farmacêutica e alimentícia, que são mais rigorosas quanto ao quesito qualidade.
O mancal de aço inox é usado principalmente como peça de apoio aos equipamentos industriais com cargas normais e suportam temperaturas de operação de -20 °C a 100 °C, com limite de rotação de 6.500 rpm/20 mm a 3.000 rpm/ 50 mm, com possibilidade de ajuste do eixo e flexibilidade para mais ou menos torque.